Movimento dos Barcos

por HUBERT ALQUÉRES

E agora que o plebiscito virou passado?

E agora que o plebiscito virou passado?

A proposta do “plebiscito já” virou história e entrou para o folclore da política nacional como mais uma barbeiragem dos estrategistas do governo. Mas a sublevação do PMDB – acompanhada pelo PP, PTB, PSD E PSB quanto à insensatez do “plebiscito já” – é um indicativo de que pode estar acontecendo algo mais grave para Dilma: o risco do seu isolamento em função de sua queda livre nas pesquisas. No próprio PT, segundo artigo no jornal Folha de S.Paulo, “berzoinis, falcões e vaccarezzas não param de fazer intriga contra Dilma e as pressões para que Lula volte a se candidatar nas próximas eleições só crescem”.
Na política, a expectativa de poder atrai mais do que o próprio poder.
Não é do DNA do PMDB ter desprendimento em relação aos Ministérios. Se sua bancada federal desdenha Dilma e diz que ela pode extinguir todos os Ministérios que controla, é porque existe algo no ar além de aviões de carreira.
Seria precipitação afirmar que o PMDB começou a abandonar o barco dilmista. Mas é real o risco de fracionamento da base aliada do governo. Não apenas em relação aos plebiscitos, mas também na votação de outros temas que incomodam o palácio do Planalto. A maioria dos políticos norteiam-se pelo instinto da sobrevivência e o Congresso Nacional não é dado a se submeter a imolação pública, só para safar a imagem da presidente.
Quanto ao futuro, a Deus pertence. No mínimo o PMDB fará mais exigências para em 2014 continuar no barco de Dilma. E se sentir que a expectativa de poder foi em outra direção, o pragmatismo dos profissionais da política poderá falar mais alto.
A hora é de observar o movimento das águas. Se vier o nevoeiro e Dilma não souber levar o barco devagar, não apenas os peemedebistas podem navegar em outros mares. Outros partidos da base aliada podem fazer o mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s